Desde a antiguidade o homem busca superar obstáculos e barreiras naturais a procura de novos horizontes, como por exemplo, atravessar desfiladeiros, rios e vales. Dessa necessidade sugiram de forma natural as primeiras pontes, pela queda de troncos de árvores sobre rios e desfiladeiros. A partir dessas, o homem passou a construir outros tipos de pontes de madeira, pedras, cordas e correntes de metal. Destas, segundo Pauletti (2003, apud FORSTER, 1994), há registro de sua construção desde o século II a.C na China. Outro exemplo de pontes de suspensão simples é a ponte de cordas Q’eshwachaka no Peru que data do Império Inca, cuja forma aproxima uma catenária (curva plana que representa o formato de um cabo flexível suspenso pelas suas extremidades e sujeito à ação do seu próprio peso).
Com a descoberta de novos métodos de construção e materiais, as pontes pênseis modernas, diferentes das pontes de suspensão simples, são suspensas por meio de pendurais apoiados em cabos estendidos em curva, geralmente em forma de parábola, sustentados por torres e ancorados em blocos maciços de concreto ou pedra nas extremidades.
Conhecidas principalmente pelo estilo arquitetônico, esse tipo de ponte pode ser encontrado em vários lugares do mundo, com destaque para a ponte Golden Gate em São Francisco, Estados Unidos, a mais famosa; e a Ponte Akashi-Kaikyo, no Japão, a mais longa atualmente com 3911 m de comprimento total e 1991 m de vão central.
No Brasil, a mais longa e famosa ponte pênsil é a ponte Hercílio Luz em Florianópolis. Construída entre novembro de 1922 e maio de 1926, liga a parte continental da capital do Estado à ilha de Santa Catarina.
Considerando que cabo arqueado do vão central da ponte Hercílio Luz tem a forma de arco de parábola, faça medições e colete dados sobre a ponte no mapa da atividade para determinar uma função quadrática cujo gráfico é uma aproximação dessa curva. Além disso, determine o comprimento do cabo pendural AB que dista 70 m do centro da ponte.
Arquivos para download: guia, mapa e solução.Propostas de atividades interdisciplinares: Funções quadráticas e A relação cônicas - espelhos esféricos.
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