sábado, 26 de setembro de 2015

5 Calculando Áreas e Proporções

O Brasil se destaca no cenário internacional como um dos gigantes na produção agroindustrial. O agronegócio no país tem uma expressiva participação na economia, representando cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2013, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ/USP (CEPEA) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A tendência é de crescimento dessa participação nos próximos anos, devido o aumento da área plantada em todo o país. Pois as estimativas de produção e receita bruta geradas por uma lavoura dependem, além dos fatores climáticos e econômicos, da porção de terra plantada.
Nesse contexto, a agricultura familiar tem sido grande responsável pelo crescimento na produção. De acordo com os dados do último censo agropecuário, realizado pelo IBGE em 2006, esse segmento envolve 4,3 milhões de estabelecimentos rurais, com mais de 12 milhões de pessoas trabalhando, produzindo cerca de 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas, 83% da produção nacional de mandioca, 70% do feijão, 33% do arroz e 46% do milho.
Figura 1 - Plantação de Feijão
Fonte: Ministério da Agricultura
Sabendo disto, calcule áreas para estimar a produção total e a receita bruta gerada por uma plantação de feijão na região do Alto Parnaíba, em Minas Gerais.
Resolva esse problema abrindo o mapa da atividade (Calculando Áreas e Proporções.kml) no GE e seguindo as instruções das etapas de 1 a 3.
Etapa 1 – Medindo ângulos e distâncias: faça um croqui da região poligonal ABCDEFG; com o auxílio da ferramenta régua, que fornece azimute e distância, subdivida a região em triângulos ou quadriláteros; e efetue as medições necessárias para o cálculo dessas áreas.
Etapa 2 – Calculando áreas: usando as medidas obtidas na etapa 1 e as fórmulas de áreas do triângulo, trapézio ou paralelogramo, calcule a área de cada subdivisão feita; e calcule a área total da região poligonal ABCDEFG em hectares.
Etapa 3 – Calculando proporções: sabendo que a lavoura de feijão produz cerca de 26 sacas de 60 kg por hectare (26 sc/ha) e que o valor da saca é de 85 reais (cotação em 19 de janeiro de 2015); e calcule a estimativa de produção e receita bruta da safra de feijão.
Utilize a folha do aluno para desenhar o croqui da região poligonal, com as respectivas medidas realizadas, e para fazer as anotações necessárias à resolução das etapas da atividade.
Note que os resultados obtidos são valores aproximados da área, produção e receita bruta. Devido às aproximações feitas no traçado da poligonal ABCDEFG, nas medições e distorções nas imagens do GE. No entanto, como se trata apenas de uma estimativa, esses erros de aproximação são toleráveis.

Arquivos para download: guia, folha do aluno, mapa e solução.
Proposta de atividade interdisciplinar: a vida num jardim de horticultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários