sábado, 26 de setembro de 2015

4 Máximos e Mínimos

Esta atividade tem como objetivo analisar perfis de elevações de terrenos, coletar dados, bem como verificar valores de máximo e mínimo com o auxílio da ferramenta caminho.
Para obter informações das elevações de um terreno, trace uma trilha com a ferramenta caminho em uma área rural, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do caminho e selecione a opção Mostrar perfil de elevação. Feito isso, aparecerá na parte inferior da janela de visualização um perfil de elevação, ou seja, um gráfico de linha que descreve a forma aproximada do relevo do terreno, como mostra a Figura 1.
Figura 1 – Perfil de elevação
Fonte: GE
O eixo vertical do gráfico mostra as altitudes e o eixo horizontal mostra as distâncias. À medida que o cursor é movido sobre o eixo horizontal do gráfico, a seta se move ao longo caminho e exibe a elevação (à esquerda da seta), a distância acumulada (acima) e a taxa de inclinação (à direita). Além disso, são informadas no gráfico as altitudes mínima, média e máxima do percurso, ganho e perda de elevação, inclinação máxima de subida e descida, inclinação média de subida e descida. Também é possível obter dados de uma parte específica do caminho. Para tanto, segure o botão esquerdo do mouse enquanto move o cursor sobre o trecho desejado. Em seguida, solte o botão para obter os dados da área selecionada.
Uma vez mostrado o perfil obtenha: a inclinação média dos trechos de subida e dos trechos de descida; a inclinação máxima nos trechos de subida e dos trechos de descida; as alturas mínima, média e máxima;o ganho e perda de elevação.
Com esses dados determine: a diferença de nível entre os pontos inicial e final do percurso; os pontos de maior (ponto de máximo) e menor (ponto de mínimo) altitude; a maior e menor altitudes do terreno; ponto com maior valor absoluto de inclinação; e o(s) ponto(s) cuja inclinação é zero.

Arquivos para download: guia, mapa e solução.
Proposta de atividade interdisciplinar: trabalhando a trilha ecológica como estratégia de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários